segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inclusão de Pessoas Cegas na Escola e no Mundo Digital

Olá pessoal,
Irei apresentar neste trabalho o Projeto de inclusão de pessoas cegas na escola e no mundo digital, realizado pelo Núcleo de Ensino de Guaratinguetá, que teve como propósito ampliar e aprofundar os conhecimentos dos graduandos e docentes da Rede Oficial de Ensino quanto ao atendimento escolar de pessoas com deficiência visual. O projeto proporcionou a formação de novos multiplicadores capazer de transmitir o novo conhecimento adquirido e ainda o aumento na quantidade de pessoas aptas a trabalhar com a grafia Braille e o sistema DOSVOX.
Diante da realidade na qual a nossa sociedade se encontra, está claro que o professor precisa estar aberto e se adequar às necessidades de seu aluno. A capacitação e a formação docente podem atingir o maior número de profissionais e sensibilizá-los para a verdadeira inclusão.

Responsavel pelo curso:

O curso em questão foi ministrado pela professora e pedagoga Luciane Maria Molina Barbosa, deficiente visual, com atuação no ensino de deficientes visuais. Realiza trabalhos voltados à alfabetização Braille, reabilitação, apoio escolar e informática com softwares de voz. É também palestrante sobre o tema inclusão e deficiência visual.

Como não podemos falar de leitura voltada para deficientes visuais sem citar Louis Braille (1809-1852) , vamos ver abaixo um resumo sobre quem foi este estudioso:

Sabe-se que há quase 200 anos nascia na França, Louis Braille, um ilustre cidadão que não se desanimou diante das dificuldades enfrentadas para estudar, criando um sistema de leitura e escrita tátil e levando o conhecimento até a ponta dos dedos daqueles que, como ele, não conseguiam entrar em contato com a informação impressa em tinta no papel.
Era Francês, e na infância, ao brincar na oficina do pai, Louis teve um acidente com uma ferramenta pontiaguda, ferindo-se nos olhos e acarretando a cegueira total. Na tentativa de que Louis tivesse uma vida normal, os pais do garoto matricularam-no numa escola local. Destacando-se por sua enorme facilidade de aprender, Louis Braille ganhou uma bolsa de estudos no Instituto Real de Jovens Cegos de Paris. Já dentro do Instituto e inconformado com o método de ensino para cegos, que consistia na memorização de conceitos, o jovem garoto baseou-se num código utilizado entre os militares para a comunicação noturna e começou o esboço do que seria o Sistema Braille.

Dicas de relacionamento aos cursistas

Se encontrar algum deficiente visual que precise de ajuda, identifique-se, faça-o perceber que você está falando com ele e ofereça auxílio. Caso sua ajuda como guia seja aceita, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado. Ela irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando. Importante: À medida que surgirem obstáculos no caminho, deve-se informar antecipadamente ao deficiente visual. Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se, você deve guiá-lo até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto da mesma, informando se esta tem braço ou não. Importante: Deixe que a pessoa sente-se sozinha.

Sistema DOSVOX

O Sistema DOSVOX foi criado a partir da necessidade de inclusão do aluno Marcelo Pimentel, deficiente visual, estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a supervisão do professor Antonio Borges, no ano de 1993. DOSVOX é um sistema computacional que se destina a facilitar o acesso do deficiente visual em microcomputadores através do uso de síntese de voz. Por esse sistema é possível observar um aumento muito significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas.

10 comentários:

  1. Oi Ronald!
    Maravilhosa notícia!!!
    Adorei. Estou com vontade de saber mais sobre este projeto.
    Um abraço virtual, Eliane Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronald,
    Muito interessante sua noticia! Gostei bastante!
    Abraço,
    Flavia Tiziano.

    ResponderExcluir
  3. Já lemos a respeito disso em uma de nossas matérias né Ronald? É fundamental a inclusão e o preparo dos professionais. Beijocas amigo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ronald,

    Mto bom seu blog!!! A Inclusão é a porta para a democratização ...

    Abçs
    Camila Bremide

    ResponderExcluir
  5. Ronald,
    Adorei sua notícia! É uma valiosa oportunidade de inclusão social para aqueles que tem algum tipo de deficiência visual! Somente as pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial sabem das dificuldades existentes para serem aceitas como indivíduos produtivos.
    Abraços,
    Laisa Machado

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Ronald! A Laisa tem toda razão! É muito importante que nós, professores, lembremos dos portadores de deficiência como pessoas com potencial como quaisquer outras! Adorei sua notícia também! Parabéns!!!
    Verônica

    ResponderExcluir
  7. Super Parabéns, companheiro!
    Uma delicada e deliciosa abordagem do tema com uma lição de cidadania muito pertinente e útil.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Grande Ronald!!!!

    Seu blog traz uma matéria fascinante. Você descreve com muita clareza e objetividade o DOSVox e nos deixa intrigados por saber +...espero que continue "alimentando" seu blog, mesmo após o término do semestre, para que nos atualizemos sobre informática e suas formas de inclusão!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom ouvir que as pessoas de uma maneira ou de outra tem uma preocupação verdadeira com a verdadeira inclusão dos indivíduos. E importante ressaltar a capacitação de professorese graduandos para que disseminem essa idéia sendo multiplicadores dessa "alfabetização" e fazendo a verdadeira inclusão.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ronald,
    Parabéns por sua notícia. Aprendi muito com ela acerca dos portadores de deficiência visual e o sistema Braille.
    Um abraço,
    Marilene

    ResponderExcluir